Estudo bíblico Titulo: Oque posso aprender com a Bíblia sobre o divórcio.
Texto báse:Genesis 2:23-25. Ao casar, esta afirmativa é conclusiva e está inserida quando se diz: " Sim, aceito! " São alguns segundos para dizer, concordando no sim: " Osso de meus ossos e carne de minha carne " Esta afirmativa é recíproca ( de ambas as partes ) e uma vida toda para cumprir esta afirmativa.Então porque o divórcio?
1ª) Divisão: Marcos 10:6-7. Será que a incompatibilidade de gênius justifica o divórcio? E oque fazer com o " Sim, eu aceito " afirmativo inicial ? O matrimônio é uma instituição divina e foi Deus que uniu. Houve concordância de ambas as partes.
a) Amós 3:3. Para se casarem houve concordância ou não teriam se casado.
b) Cantares 8:6-7. De acordo com este verso, posso entender que se houve o divórcio é porque mentiram ao afirmarem, sim! Quer ver? Leia 1º Corintios 13:4-8. Como o amor eros não é citado, o mais aproximado é o fraternal, pois sem este é impossível o outro.
C) 1º Corintios 7: 10-16. Existem três situações citadas por Paulo como doutrina à igreja que se diz do Senhor Jesus.
1ª) Verso 6 a 9 . Aos solteiros e viúvas. Não é proibido casar e se assim o fizer que não se divorcie .
2ª) Verso 10 e 11. Aos casados, que não se separem e se assim o fizer, que se reconcilie. Isto é para quem se diz cristão!
3ª) Verso 12 a 16. Nem os que estão na igreja e que ainda não contrairam o sagrado matrimônio, não devem se separar e sim regularizar a situação matrimonial aceitando um ao outro, porém nunca se separar de maneira nenhuma. 1ª Corintios 7:27.
2ª) Divisão: 1ª Corintios 7: 26-28. Quem se casa pensando não ter problemas se engana, casamento não resolve problema de ninguém! O grande problema é que se casam pensando não ter problema e ao deparar com estes, desistem da afirmativa inicial: "sim, eu aceito! " Pelo : não, eu não suporto.
Para que se casaram ? 1ª Corintios 7: 27. Casamento não é para qualquer um definitivamente!
a) Malaquias 2:14-16. Na maioria das vezes o homem é culpado, porém, ambos têm sua boa dose de culpa ! 1ª Corintios 7:2-4. Não estão em concordância com direitos e deveres de ambos, não estão preparados e a afirmativa inicial se transforma em uma negativa final. O sim, eu aceito se transforma em um não. eu não suporto!!!
b) 1ª Corintios 7:39-40. Nenhum problema justifica o divórcio e se aconteceu é porque houve apenas atração e não amor inicial, pois se houvesse amor inicial e não a paixão teria subexistido a qualquer situação adversa. O amor eros é assim: Cantares 8:6-7. Se houve o divócio? Para o cristão deve haver a reconciliação: 1ª Corintios 7:10-11. Nada além de Perdão e reconciliação.
c) Romanos 7:1-3.O divórcio existe sim, porém só para a sociedade, deante do juiz e no estado civil, pois para o cristão, só a morte pode dar carta de separação legítima. Portanto! Qualquer que se diz crente em Jesus o Cristo que se divórcia, de acordo com estas passagens biblicas, está em adultério.
3ª) Divisão: Exodus 20:16. Se houve o divórcio? Então na hora do sim! Houve a transgressão do 9º mandamento. " Não dirás falso testemunho". Casaram por emoção, atração fisica e interesse, mas não por amor! Por isto houve a separação! Transgrediram Efésios 4: 2. Em não suportar um ao outro. Isto é para crente em Jesus Cristo apenas, pois esta mensagem é para a igreja de Jesus o Cristo e suponho que seja para hoje ainda. Romanos 15: 4.
a) Mateus 7:25. Nenhum problema destruiria o lár se desde o inicio houvesse verdade na afirmativa e conclusiva inicial: " Sim!"
b) Proverbios 10:12.Só houve o divórcio por não ter tido o amor fraternal que levaria ao amor eros, amor de marido e mulher de verdade. Houve apenas atração, porém oque uniu Deus, o homem não
tem poder para separar. Pode até separar, mas será apenas no papel, de ante do juiz e da sociedade, entretanto não será sem que a morte os separe!!!
c) Provérbios 6:16-19. Ao menos em uma destas descrições quem divorcia está relacionado!
4ª) Divisdão: Proverbios 12:17-19. Em não havendo verdade na hora do sim inicial, por não ter tido amor, mas atração, paixão ou interesse, o matrimônio foi desfeito, porém apenas para a sociedade, sociedade esta que consegue legalizar a própria ilegalidade!!!
a) Proverbios 19:9. Houve uma lacuna que marca para sempre a existência e os filhos se já os tiverem pagam por isto, pois são os mais prejudicados por não haver como desvinculá-los da incerteza de seus pais, pois houve mentira icógnitivamente, muita emoção e nenhuma razão na hora do sim inicial.
b) 1ª Corintios 6:5-7. Disseram sim, quando não estavam preparados para sofrerem com os problemas do matrimônio.
c) Mateus 19:9-12. Casamento não foi criado por Deus para qualquer um. Separação só é para aqueles que não estavam preparados nem para se casarem, porém definitivamente não é para crentes em Jesus Cristo.
5ª) Divisão: 1ª Corintios 7:7 Mesmo crentes em Jesus Cristo, nem todos estão preparados para se casarem.
a) Eclesiastes 7:14. Casaram-se sem estarem preparados para superarem os problemas . 1ª Corintios 7: 27-28.
b) Marcos 10:6-12. Ao acontecer o divórcio, oque resta é saber: "- Quém uniu este matrimônio já que é uma instituição divina, a emoção? O interesse ? E se foi Deus e havendo o divórcio, de acordo com estas passagens biblicas , este só existe para a sociedade que não tem compromisso com a Biblia e não é crente em Jesus o Cristo e sendo assim, conseguem legalizar a própria ilegalidade com suas leis benéficas a seu bel-prazer! A ordem doutrinária eclesiástica é esta: 1ª Corintios 7: 10-11 ;
Romanos: 7: 2-3 ; Hebreus 13: 4. O matrimônio religioso é uma instituição divina e não pode ser desfeito pelo homem.
Finalização
Existe o divórcio sim, para o juiz, a sociedade e no papel, porém para quem se diz crente em Jesus o Cristo existe: Marcos 10:8.
Conclusão
Isto não é apenas literatura e sim doutrina à igreja de Jesus o Cristo. Tenho 45 anos de casado e ao longo destes, aprendemos a nos aceitar tal como somos, sem querer mudar um ao outro e com muita dificuldade estamos todos estes anos unidos.
ASS:. antuninamartins@gmail.com.
Não é preciso foliar toda a Biblia para afirmar esta verdade:
1ª Corintios 5:9-13 ; 1ª Corintios 6: 15-20 ; 2ª orintios 13: 1 .